Universidade Federal de Santa Maria reforça pedido por centro de meteorologia para prevenção de catástrofes
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) reforça seu pedido ao governo federal para a instalação de um Centro Brasileiro para Previsão e Estudos de Tempestades Severas. O objetivo é prever os eventos meteorológicos extremos com antecedência a fim de adotar medidas de prevenção e reduzir o impacto de inundações e tempestades, como as que assolaram o estado do Rio Grande do Sul recentemente.
0CuttNews -
17/06/2024
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está reforçando seu pedido ao governo federal para a instalação de um Centro Brasileiro para Previsão e Estudos de Tempestades Severas. Com a recente catástrofe climática no estado do Rio Grande do Sul, que resultou em mais de 170 mortes e centenas de cidades inundadas, a necessidade de um sistema de monitoramento mais preciso se tornou evidente.
O centro proposto pela UFSM seria capaz de prever eventos meteorológicos extremos com até uma semana de antecedência. Além disso, o projeto prevê a instalação de um radar meteorológico de alta capacidade, ... clique aqui para ler mais.